Arquitetura e Ambiente

Nos dias de hoje, os profissionais da área da odontologia, precisam ter, além da preocupação com a qualidade do serviço oferecido, o cuidado com o ambiente que oferece aos seus clientes. Sabemos que, muitas vezes, os pacientes chegam psicologicamente abalados e a humanização dos espaços tende a ajudar a amenizar esses sentimentos. A arquitetura tem a capacidade de comunicar e imprimir sensações nos usuários e, pensando nisso, podemos oferecer um ambiente agradável e acolhedor através das cores, texturas, materiais, iluminação e mobiliário reduzindo assim esses sentimentos negativos.  A arquitetura humanizada, tem como objetivo principal o conforto físico e psicológico das pessoas que utilizarão os espaços, tanto profissionais quanto pacientes.

Tópicos Abordados

  • Visão geral do negócio e a importância do ambiente;
  • Estética e funcionalidade do ambiente;
  • Arquitetura humanizada: bem estar e valor agregado;
  • Investimento em arquitetura de interiores e fidelização dos clientes;
  • Planejamento de projeto: programa de necessidades, ergonomia, funcionalidades e acabamentos;
  • Legislação.

Importância

Num processo de planejamento de um negócio de odontologia, os profissionais devem estar atentos, além de todos os aspectos de gestão, ao público alvo que desejam atingir. Quem serão os seus clientes? Quais são seus gostos particulares? Quais são seus desejos? Como devo me comunicar com eles? A arquitetura do ambiente deve fazer parte disso. Inicialmente, devemos nos preocupar com legislações, funcionalidades, espaços de apoio e quais áreas necessárias para os serviços que serão oferecidos. Quais os aspectos legais e condicionantes estamos atrelados na escolha do terreno ou sala comercial. Sem esquecer do tamanho do investimento que se está disposto a fazer. Para que os profissionais possam desenvolver seu trabalho com perfeição é preciso que tudo esteja em seu devido lugar, por isso a arquitetura do ambiente deve ser planejada para satisfazer as necessidades do profissional que utiliza este espaço. Além do bom atendimento, oferecer aos clientes um ambiente diferenciado que transforme a visita ao dentista em uma experiência especial.