Gestão e Odontologia

A formação do cirurgião-dentista historicamente é essencialmente tecnicista. Entretanto, o profissional contemporâneo deve ser, além de tecnicamente competente, mais humanista, crítico, generalista e preparado para todas as atividades que envolvem o exercício profissional – características que vão muito além do mocho.

Para isso as novas diretrizes curriculares em Odontologia (MEC, 2002) descrevem novas competências e habilidades importantes na formação acadêmica, dentre elas conhecimentos contábeis, financeiros, administrativos e relacionados a aspectos comportamentais de pessoas.

Tópicos Abordados

  • Liderança e gestão de pessoas como fator chave do sucesso;
  • Mercado odontológico, cultura de consumo e tendências;
  • Fundamentos do marketing atual;
  • Finanças, vendas, despesas, preços, negociação e aposentadoria: Planejamento personalizado;
  • Gestão de clientes: comportamento e pesquisa de marketing;
  • Maximizar ganhos com matemática financeira;
  • Estratégias de negócio: forças, fraquezas e planos de ação;
  • Contabilidade: minimizar perdas com uma gestão educada;
  • Programas de qualidade aplicados à Odontologia.

Importância

Em um cenário cada vez mais competitivo e acirrado, onde 1 a cada 5 dentistas do mundo é brasileiro, uma oferta grande de profissionais para uma demanda menor de atendimentos odontológicos, aumento de planos e convênios, investimento crescente de empresários que subcontratam dentistas, redução média dos honorários profissionais, baixa qualidade de vida pela sobrecarga de trabalho e 80% dos dentistas ainda tem problemas de saúde em virtude da profissão.

A Gestão torna-se indispensável para manter-se competitivo. Entender o consultório ou clínica como um negócio que precisa de organização e gerenciamento para otimizar os recursos humanos, físicos e financeiros é o primeiro passo para o sucesso profissional e pessoal.