Legislação e Contabilidade

A preocupação com o conhecimento e qualidade técnico-profissional é de fato a prioridade de qualquer profissional que busca conquistar ou manter-se em nobre faixa de mercado. Porém, hodiernamente, as informações e cruzamentos de dados efetuados pelo poder público fiscalizador estão alcançando volumes cada vez mais significativos e outras preocupações devem passar a ser pauta dos profissionais da odontologia: sua regularidade contábil e jurídica.

Quando tratamos do sucesso de um empreendimento, visualizamos pontos fundamentais responsáveis pela manutenção da saúde e viabilidade da atividade empresarial. Entre esses pontos encontramos o aspecto contábil/jurídico. Ser proprietário de um consultório ou clínica não identifica o profissional exclusivamente como o Odontólogo Responsável Técnico, o qualifica da mesma forma como empresário. Esta última qualidade obriga o profissional a organizar-se no que se refere ao atendimento das demandas externas da fiscalização (declarações e demonstrativos), assim como, às necessidades internas de seu negócio (controle de contas, gestão de pessoas, custos, fluxos de caixa).

Somente com esta precaução legal e administrativa, cuidando da regularidade e formalidade de seus empreendimentos, a exemplo da regularização de seus colaboradores, que o profissional da odontologia poderá ter a tranquilidade de confiar na durabilidade e sustentabilidade de seu empreendimento. A previsibilidade de encargos tributários, trabalhistas, financeiros, é o elemento fundamental que viabiliza a funcionalidade responsável e organizada de um estabelecimento odontológico.